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sábado, 19 de novembro de 2011

Hoje, velocidade, capacidade e adaptabilidade são tão ou mais importantes que custo e qualidade.

Bob Lewis / InfoWorld

Graças à verdadeira "guerra de manobra" que tomou de assalto as empresas modernas, possibilitando aos executivos se beneficiar dos desafios que têm de enfrentar, em vez de se deixar abater por eles, o gerenciamento de projetos tornou-se a disciplina mais importante nas corporações. E com uma nova abordagem, na qual custo e qualidade deixaram de ser prioridades. Flexibilidade e velocidade ganharam peso maior.

Só para ter certeza de que estamos falando a mesma coisa: um projeto é um conjunto de tarefas que envolvem várias pessoas, organizado para oferecer produtos tangíveis dentro de um determinado período de tempo.

Para melhorar qualquer função comercial, incluindo gerenciamento de projeto, você tem que saber o que "melhorar" significa. Um bom caminho para isso é classificar seis parâmetros em ordem de importância: custo fixo, custo incremental, tempo de ciclo, rendimento, qualidade (ausência de defeitos), e excelência (neste contexto, a flexibilidade e adaptabilidade).

Tradicionalmente, os chamados projetos de TI enfatizam custo incremental, custo fixo, e qualidade. Em outras palavras, manter baixos o custo por unidade de trabalho, a sobrecarga de gerenciamento de projetos, e a quantidade de bugs. Tempo de ciclo, rendimento, e excelência eram deixados à própria sorte - pelo menos até agora.

Ciclo OODA: A guerra de manobra dos negócios

Para os não iniciados, o ciclo OODA significa "observar, orientar, decidir, agir". Em loop, porque depois de agir, é hora de observar novamente, para ver se você obteve os resultados esperados e/ou precisa fazer correções.

Na maioria das competições, o competidor com o loop mais rápido OODA ganha, porque é mais veloz e assertivo na tomada de decisões.

Assim, para acelerar o seu ciclo OODA, você tem que terminar os projetos mais rapidamente. O que leva o tempo de ciclo para o topo da lista de prioridades do gerenciamento de projetos.

Seguinte: em nosso ciclo OODA, "agir" nem sempre é simples o suficiente para ser um requisito atendido por um único projeto.

A implicação: além de terminar os projetos individuais de forma rápida, a TI tem que aumentar sua capacidade total para os projetos. Em outras palavras, precisa ter maior rendimento.

Dado que o grande objetivo dos projetos de empresa é aumentar a flexibilidade do negócio e adaptabilidade, junta-se a excelência do tempo de ciclo e taxa de transferência como terceiro parâmetro a ser otimizado no gerenciamento de projetos.

Portanto, é possível concluir que quando se trata de gerenciar projetos que objetivam manter o negócio competitivo, os critérios para definição de "bom" passaram a ser velocidade, capacidade e flexibilidade.

Pergunta: seus gerentes de projeto compreendem quão radicalmente suas prioridades mudaram?

Eu diria que a maioria ainda não percebeu como o gerenciamento de projeto tem que mudar para se adaptar às suas novas prioridades.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Agile Unified Process (AUP)


É uma verão simplificada do RUP. Descreve uma abordagem simples e fácil de entender para o desenvolvimento de aplicações de software de negócio usando técnicas ágeis e conceitos do RUP. Nessa abordagem, tenta-se manter o Agile Unified Process o mais simples possível. A descrição é simples e vai direto ao ponto com links da web para facilitar quando você achar necessário. Essa abordagem aplica técnicas ágeis incluindo test driven development (TDD)Agile Model Driven Development (AMDD)agile change management, e database refactoring para melhorar a pridutividade.

Figure 1 demonstra o cíclo de vida da AUP.  A primeira coisa que devemos atentar é à mudança das disciplinas.  Primeiro, a disciplina Model que engloba a modelagem de negócios do RUP, Requisitos e Analise e Projeto. O modelo é uma parte importante no AUP, como você pode ver, mas isso não descreve o processo -- você que se manter ágil criando modelos e documentos que não são necessáriamente bons o bastante.  Segundo, as disciplinas de Configuração e a Gerencia de Mudança são agora a disciplina de Gerência de Configuração.  No desenvolvimento ágil suas atividades de Gerencia de Mudança é parte do seu esforço de gerencia de requisitos, que é parte da disciplina Model.

Figure 1. Ciclo de vida do Agile Unified Process (AUP).

Serial in the Large

The serial nature of Agile UP is captured in its four phases :
  1. Inception. O objetivo é identificar o escopo inicial do projeto, uma potencial arquitetura para o sistema e a obtenção inicial de recursos e aceitação dos Stakeholders.
  2. Elaboration.  Tem como objetivo definir a arquitetura do sistema.
  3. Construction.  Tem como objetivo a construção de software de forma regular, a base incremental encontra-se com as necessidades de alta prioridade dos stakeholders.
  4. Transition.  Tem como objetivo validar a implantação em ambiente de produção.

Iterative in the Small

Disciplines are performed in an iterative manner, defining the activities which development team members perform to build, validate, and deliver working software which meets the needs of their stakeholders. The disciplines are:
  • Model.  The goal of this discipline is to understand the business of the organization, the problem domain being addressed by the project, and to identify a viable solution to address the problem domain.
  • Implementation.  The goal of this discipline is to transform your model(s) into executable code and to perform a basic level of testing, in particular unit testing.
  • Test.  The goal of this discipline is to perform an objective evaluation to ensure quality. This includes finding defects, validating that the system works as designed, and verifying that the requirements are met.
  • Deployment.  The goal of this discipline is to plan for the delivery of the system and to execute the plan to make the system available to end users.
  • Configuration Management.  The goal of this discipline is to manage access to your project artifacts. This includes not only tracking artifact versions over time but also controlling and managing changes to them.
  • Project Management.  The goal of this discipline is to direct the activities that takes place on the project. This includes managing risks, directing people (assigning tasks, tracking progress, etc.), and coordinating with people and systems outside the scope of the project to be sure that it is delivered on time and within budget.
  • Environment. The goal of this discipline is to support the rest of the effort by ensuring that the proper process, guidance (standards and guidelines), and tools (hardware, software, etc.) are available for the team as needed.