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sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Excelência em gestão de Projetos

Uma empresa experiente pode utilizar a gestão de projetos rotineiramente ao longo de vários anos e mesmo assim não atingir a excelência neste campo. A prática da gestão de projetos não é a garantia automática do atingimento da excelência. A última fase da maturidade pode basear-se em práticas repetitivas ou políticas e procedimentos ortodoxos e superados. A excelência pode ser alcançada no momento em que todos os funcionários entenderem a natureza das suas atribuições. A definição de excelência em gestão de projetos deve ir muito além de experiência e sucesso. As organizações de reconhecida excelência em gestão de projetos criam um ambiente no qual existe um fluxo contínuo de projetos gerenciados com sucesso, onde o sucesso é mensurado tanto pela conclusão de um projeto específico, quanto pelo atingimento do desempenho em pontos de interesse para a empresa como um todo.
Segundo KERZNER, a definição de excelência pode ser desmembrada em duas partes:
• Em primeiro lugar, a excelência em projetos requer um fluxo contínuo de projetos administrados com sucesso. Isto não significa de maneira alguma que os projetos serão bem-sucedidos, apenas que estarão sendo adequadamente gerenciados. Lembre-se, a administração bem-sucedida da gestão de projetos não garante que cada um deles terá sucesso. Algumas empresas excelentes em gestão de projetos ainda contam com um percentual de projetos fracassados. Se uma empresa descobrir que têm 100% de projetos bem-sucedidos, ela certamente não está assumindo suficientes negócios de risco. Empresas de excelência assumem riscos; elas sabem quais riscos vale a pena correr e conhecem os riscos que não devem assumir. O mesmo argumento se aplica ao gerenciamento de projetos. Qualquer executivo que sempre toma a decisão certa, provavelmente não está tomando todas as decisões que deveria tomar.
• A segunda parte da decisão impõe que as decisões tomadas em projetos separados levem em conta os interesses do projeto e da empresa como um todo. Veja o caso de um gerente de projetos que luta pelos melhores recursos disponíveis, sabendo que esse projeto está no fim da lista de prioridades da empresa. Companhias excelentes em gestão de projetos desenvolvem culturas nas quais os gerentes de projetos são instruídos a tomar decisões baseadas em sólidas razões de negócios, jamais apenas de acordo com interesses próprios de um único projeto ou internos de um setor.

As empresas que alcançaram a excelência em gestão de projetos também percebem que a excelência é um processo contínuo. A complacência abre as portas para a concorrência ou a perda dos clientes.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Qualidade - Gestão pelos processos


Noção de processos

O modelo de processos consiste em conceber o objectivo da empresa como o fornecimento de produtos e/ou de serviços conformes às expectativas dos clientes. Assim, a empresa é modelada como um conjunto de processos que permite identificar as necessidades dos clientes e transformá-las numa entrega: o produto ou o serviço.
A partir destes elementos, um processo define-se do seguinte modo:
Uma actividade ou um conjunto de actividades que utiliza recursos para converter elementos de entrada em elementos de saída possuindo um valor acrescentado. 


A identificação e formalização dos processos da empresa consiste então em localizar as diferentes “cadeias de actividade” que concorrem para um objectivo comum.

Tipos de processos

O documento FD X 50-176 publicado pelo AFNOR em Junho de 2000 detalha a abordagem processo e define 3 famílias de processos :
  • Os processos de realização que correspondem à realização do produto ou do serviço e correspondendo assim à actividade “ofício” da organização.
  • Os processos de apoio representam uma actividade interna, geralmente transversal, permitindo assegurar o bom funcionamento da empresa. Os processos de apoio são geralmente invisíveis para o cliente (beneficiário). Pode tratar-se, por exemplo, da gestão financeira, da gestão de recursos humanos, a formação, etc.
  • Os processos de gestão (chamados às vezes processos de pilotagem) correspondem à determinação de uma política e de uma estratégia para a organização e a pilotagem das acções implementadas para atingir os seus objectivos.

Gestão pelos processos


O objectivo da gestão pelos processos é decompor a actividade em processos e pô-lo sob controlo para que estejam de acordo com os objectivos estratégicos da empresa.
Assim, uma estratégia de gestão pelos processos deve necessariamente passar pelas etapas seguintes :
  • Definição e formalização dos objectivos estratégicos da empresa,
  • Análise dos processos existentes na empresa,
  • Identificação, para cada processo, dos elementos em entrada e dos produtos de saída,
  • Determinação das interacções entre os processos,
  • Formalização de critérios de desempenhos (indicadores de desempenhos) para cada processo,
  • Medida dos desempenhos dos processos actuais,
  • Sugestão de modificação dos processos existentes,
  • Proposta de novos processos,
  • Desenvolvimento e aplicação das propostas de modificação,
  • Medida dos novos desempenhos.

Artigo redigido a 19 de Janeiro de 2006 por Jean-François PILLOU.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Processos associados ao Gerenciamento da Qualidade

Na Gerencia de qualidade, são definidos 3 processos, estes, incluem todas as atividades da organização executora que determinam as responsabilidades, os objetivos e as políticas de qualidade, de modo que o projeto atenda às necessidades que motivaram sua realização.
Abaixo mostrarei os processos envolvidos na gerencia de qualidade e farei uma rápida explicação sobre cada um.

Os processos existentes são: Planejamento de Qualidade, Realizar a Garantia da qualidade e Realizar o controle da qualidade.

Cada um dos processos citados, contem dados de Entrada, Ferramentas e suas Saídas, os mesmos serão melhor explicados num próximo post.

Planejamento da qualidade – identificação dos padrões de qualidade relevantes para o projeto e determinação de como satisfazê-los. Determinar qual vai ser a qualidade do projeto e como será medida. Ocorre durante a fase de Planejamento.

Realizar a garantia da qualidade – aplicação das atividades de qualidade planejadas e sistemáticas para garantir que o projeto emprega todos os processos necessários para atender aos requisitos. Determinar se suas medidas de qualidade ainda são apropriadas. Ocorre durante a execução.

Realizar o controle da qualidade – monitoramento de resultados específicos do projeto a fim de determinar se eles estão de acordo com os padrões relevantes de qualidade e identificação de maneiras de eliminar as causas de um desempenho insatisfatório. Efetuar a medição e comparar com o Plano de Gerenciamento de Qualidade. Ocorre durante o Controle.

domingo, 9 de outubro de 2011

GERÊNCIA DE QUALIDADE


A Gerência de Qualidade atua na empresa visando sempre o melhoramento contínuo. Através da Qualidade, os processos tornam-se mais padronizados e, também, são identificados pontos estratégicos na empresa que necessitam de algum melhoramento. Tais pontos, ao serem reformulados, irão proporcionar um aumento na produtividade e na satisfação dosstakeholders.
Em Qualidade, o membro deve sempre se atentar às oportunidades de melhoria, e se esforçar ao máximo em ser exemplo perante as regras da empresa. Sem a Qualidade, “as únicas coisas que evoluem por vontade própria em uma organização são a desordem, o atrito e o mau desempenho.”Peter Drucker
Texto: João Paulo Pimenta